domingo, janeiro 22, 2006

Escrita da treta


Com os novos meios disponíveis e facilidade editorial estamos a tornar-nos um país de "poetas", "escritores" balofos, gente chata e deprimente, que não faz senão escrever baboseiras numa miscelânia de frases sem sentido.
Nunca fui muito adepta de poesia nem de nada do género, são poucos os que me agradam. Para dizer a verdade a maior parte aborrece-me de morte. Talvez por isso considere os novos "talentos" no campo editorial ou blogosférico uma data de pseudo intelectuais exibicionistas que se querem vangloriar através da escrita, não tendo em conta as barbaridades que escrevem e as quais ninguém entende (e dúvido que eles as entendam). Isto porque qualquer "nabo" com a mania, pode ter um livro editado (edições de autor) e a internet é um meio barato para a proliferação desta epidemia de pseudo escritores ou poetas da treta.
Insensibilidade? Não creio, é mesmo falta de paciência.

21 comentários:

rps disse...

Venho eu aqui, avisado por amigo comum, à procura de referências a orelhinhas, e saio defraudado...

Anónimo disse...

Mas ninguém disse que os tinhas que ler...

Anónimo disse...

E Candy a partir a casa!!!!!!!!!
Auch woman, you know you're business...

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo... mas... nada como uns exemplozitos p'ra gente se rir... que dizes?

Woman Once a Bird disse...

Concordo com o coment alojado em cima. Fabulosa fotografia!

lp@wonderland disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
lp@wonderland disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
lp@wonderland disse...

Bartleby na nossa profissão sabemos separar o trigo do joio, não sei se acontece contigo, mas tenho recusado livros deste género porque só me aparecem "autores" pretensiosos. É impossível aceitar toda a treta que nos apresentam. De vez em quando aparece algum que tem alguma qualidade;)

HM não me dirigia apenas aos blogs, porque neles cada um escreve o que quer, e são tão poucos os que valem a pena que não lhes dou nenhum valor. Aliás como diria alguém que conhecemos, não os levo a sério (lol). Mas como sabes tenho acesso a milhares de boas referências editoriais e quando quero qualidade, escolha não me falta, e enquanto eu tiver uma palavra a dizer, esses frustrados e exibicionistas vão ter que ficar pelos blogs.:)

Já agora conheço uma pessoa que tem um talento incrível para a escrita, e tem um livro que só editou para os amigos. Não é Aristóteles?

(os comentários apagados acima eram meus)

Barbed Wire disse...

Este debate confirma aquilo que eu já tinha dito: Há quem leve os blogues demasiado a sério...

Fabiana disse...

Desculpa mas não concordo com as afirmações que fizeste, senão vejamos:
1. Começas por defender-te ou sobrevalorizares-te (?na nossa profissão sabemos separar o trigo do joio?);
2. Tentas encontrar apoio (?não sei se acontece contigo?)
3. Partes do princípio que sabes avaliar, na íntegra, quem é pretensioso e quem sabe escrever ou não (?mas tenho recusado livros deste género porque só me aparecem "autores" pretensiosos?; De vez em quando aparece algum que tem alguma qualidade?)
4. Consideras que conheces quase todos os blogs (?são tão poucos os que valem a pena que não lhes dou nenhum valor?)
5. Reforças os insultos a quem tenta fazer ou escrever, desconsiderando, totalmente, o esforço dos indivíduos em criarem algo. Mais, partes do princípio que és a única a dar espaço a essas pessoas visto partires do princípio que ficarão pelos blogs se não lhes deres oportunidade (?enquanto eu tiver uma palavra a dizer, esses frustrados e exibicionistas vão ter que ficar pelos blogs?).

salomé disse...

Já que a avaliação do que é trigo e do que é joio se baseia em gostos - o que é difícil saber ao certo para quem não te conhece bem - os exemplos reclamados pelo bartleby seriam uma grande ajuda!

Anónimo disse...

Fabiana e Salomé, costuma-se dizer que "se o barrete serve"...

salomé disse...

Pois, bella, conheço a expressão mas não me parece que responda à "questão" que fiz à Candy... Agora, se na tua opinião a minha forma de escrita (e vou apenas falar por mim, como cada um deve fazer) são um exemplo do "joio", isso continua a não mostrar (até ver) a opinião da Candy. E é nessa que eu estou interessada!

Anónimo disse...

Oh bellinha, não fiques aborrecida, as pessoas têm opiniões diferentes, sabias?

Barbed Wire disse...

Não me queria meter na confusão aqui instalada mas julgo que é necessário colocar um ponto de ordem... (parece que é necessário mão de macho)
Ora vamos lá ver:

Salomé: Porque razão estás assim tão interessada em saber a opinião da Candy sobre a tua escrita? Pelo que foi dado a perceber não era essa a matéria que estava em discussão... Não me parece que o post em causa vise alguém em particular. É de mim ou estás com a mania da perseguição?

Fabiana: Para ter opinião sobre algo é necessário ter conhecimento de causa. Se eu digo que não gosto de um determinado texto, livro, filme, música, etc, é porque já li, vi ou ouvi. Julgo que o ser-humano não tem essa extraordinária faculdade de avaliar as coisas por antecipação. Permite-me dizer-te que não me parece correcto avaliar o conteúdo de uma resposta que não era para ti.

Agora podem implicar comigo, ou porque me meti no que não devia, ou porque hoje é terça-feira...

salomé disse...

Barbed,

Precisamente por eu também não dar a minha opinião sobre o que não conheço é que pedi exemplos... e em nenhuma altura remeti o post para mim até ao comentário da bella. E acho engraçado que se queiram discutir temas, mas quando alguém o quer realmente fazer, não haja espaço para opiniões divergentes. Que nem era o meu caso visto eu não ter opinião formada.

rps disse...

Eu não quero entrar neste debate, mas uma coisa confesso: sou um pretensioso.
Acho que digo - escritas ou oralemnte - coisas interessantes e com muita graça.

Fabiana disse...

Barbed, qual foi a parte do teu comentário que não percebeste?

"Permite-me dizer-te que não me parece correcto avaliar o conteúdo de uma resposta que não era para ti"

Barbed Wire disse...

Fabiana,

Lês os textos na diagonal ou o teu ego só te permite ler parágrafos em que constem o teu nome?

Anónimo disse...

Meus amigos! Evidentemente que os gostos se discutem... e evidentemente que quando um tipo(a) manda umas postas de pescada, está limitado àquilo que conhece. A Candy falou nuns blogueiros e nuns autores que conhece... claro que há milliones deles que não conhece... óbvio!
Agora, toda a gente é livre de escrever e de até tentar fazer uma coisa "maior" do que mandar só uns bitaites... e faz muito bem!
Mas também vos digo uma coisa; não é pelo que se vai escrevendo nuns posts bem alinhavados que se pode ter uma pretensão de começar a entrar numa esfera diferente! Sobretudo se falamos de literatura, da grande literatura, é bom estar ciente que é preciso ter um pouco de génio, ideias objectivas e muito muito trabalho!!! Mais; neste caso, anossa vidinha não interessa muito... ou então há que saber dar-lhe bem a volta e encontrar uma perspectiva interessante, porventura original, sobre ela! Digo eu!

Anónimo disse...

Tarde chego e este debate, mas estou com a Candy. E Barbed, adorei a intervenção! ;)

cb