sexta-feira, fevereiro 24, 2006

O meu boguinhas!



Este foi o meu primeiro carro, um Fiat 127 de 1978, adorava-o.
Cada saída era prenúncio de um regresso atribulado, principalmente quando chovia torrencialmente e o meu "boguinhas", resolvia parar precisamente onde a água se acumulava. Ora bolas, se eu tinha comprado um carro era porque estava farta de apanhar chuva e frio, mas a teimosia deste diabrete não permitia tal luxo, chegava a casa encharcada, cansada de o empurrar e muitas vezes o regresso era feito a pé.
Num domingo de Agosto no final da tarde de regresso a casa, a panela de escape resolve soltar-se, como me faltavam apenas 800 metros, não me apeteceu encostar e segui caminho, para minha sorte, e como não podia andar depressa, apanhei a procissão local que se realizava nesse dia e a qual resolvi "acompanhar". O barulho era tal que a banda que acompanhava deixou de se ouvir...
Outra vez a caminho do trabalho, em plena auto-estrada, a ultrapassagem a outro carro igual, culminou numa sucessão de ultrapassagens, apitadelas e acenos amigáveis, e tornar-se numa viagem hilariante de quatro pessoas que nunca se viram antes, tudo por causa do carro que possuiam.
Uma coisa é certa, devo o meu (pouco) conhecimento de mecânica a este carro, pois foi a junta da colaça queimada, cabo da embraiagem rebentado, falha de travões...(a fotografia é exemplo disso, estou a colocar óleo nos travões para não morrer na descida de 8km na Sra da Mó, Arouca).
Entretanto decidi que estava na hora de ter um carro a "sério" e que não me desse tantos problemas e o Fiat passou a ser da minha mana, que não teve tanta paciência com ele quando este resolveu queimar a junta da colaça outra vez! E foi a gota final, ela pôs este "menino" endiabrado fora de casa.
Outras aventuras aconteceram com este amiguinho cuja imagem guardo com muito carinho.

Dedico este post ao funes, que partilha o mesmo gosto por estes carros, com o desejo de umas rápidas melhoras.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ficavas cansada de empurrar o FIAT? Sentadinha???
Vai gozar o tanas...

Anónimo disse...

Tinha eu 17 anos a primeira vez que andei no teu "boguinhas". Foi na passagem de ano. Enfim, não sei porquê mas só tirei a carta uns aninhos muito mais tarde.

Anónimo disse...

Confirma-se, tive de pôr o «bichinho» a dormir... Foi duro, uma pena, mas teve de ser. Conduzi-o mais ou menos meio ano. O que mais gostava nele era mesmo a alavanca de velocidades. Dava para desatarrachar e tornava-se uma verdadeira arma mortífera!!! Um espectáculo... Uma boa recordação, de facto. Era muito bonito.

Anónimo disse...

Bom, essa história da procissão é verdadeiramente de antología. De resto mais uma vez se prova que nem com rezas...

rps disse...

Oh... Conta mais aventuras do carro, conta...

António Conceição disse...

Obrigado, Candy. Fico comovido.
Pois eu sei o que é o bendix, porque um dia, às 8 e meia da manhã, o bendix do meu 127 deixou-me parado no cruzamento do Campo Alegre. Ainda não havia o túnel nem a saída de Bessa Leite, e todo o trânsito que entrava ou saía da ponte da Arrábida passava por ali. Julgo que a fila que causei nesse dia terá chegado a Santarém.
Maldix o bendix.

Anónimo disse...

Mas a mana queimou a junta do nel colaça?

feniana disse...

olá candy! e esse carnaval, foi bom?
o meu, foi uma paz! não me vesti de princesa, mas fui a um castelo :)

feniana disse...

e , desculpa, gostei do post do fiat...tb eu tenho memórias do meu primeiro carro!

Anónimo disse...

Eu próprio me lembro de algumas viagens neste veículo, que comigo a bordo se portou com toda a dignidade!