terça-feira, fevereiro 21, 2006

Frida Kahlo no CCB

"Pensaram que eu era Surrealista, mas nunca fui.
Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade"
O Centro Cultural de Belém vai receber, a partir de 24 de Fevereiro, a maior e mais completa exposição sobre Frida Khalo realizada nas últimas décadas.

Depois de ter passado pela Tate Modern de Londres e pela Fundación Caixa Galicia, em Santiago de Compostela, cabe a Lisboa receber as 26 obras provenientes do Museu Dolores Olmedo, no México, onde se encontra a mais importante colecção mundial da pintora mexicana.
Passados 51 anos sobre a sua morte, a pintura de Frida Kahlo (1907-1954) continua a despertar o interesse do público devido à sua arte controversa e à história da sua vida, marcada por amores difíceis e pelo sofrimento físico.
Entre 1926, quando pintou o primeiro auto-retrato, e a sua morte, quase 30 anos depois, Kahlo produziu cerca de duas centenas de quadros.
A relação amorosa com o muralista mexicano Diego Rivera despoletou o lançamento da sua carreira, mas a autodidacta Frida Kahlo viria a consolidar a sua obra e a tornar-se a pintora mexicana mais conhecida em todo o mundo, conseguindo expor os seus quadros, ainda em vida, no meio artístico de Nova Iorque.
A obra de Kahlo foi influenciada por uma época de grande ebulição política e social, mas ficou marcada sobretudo pela dramática vivência pessoal, transformada em tema principal dos quadros que pintou.
Frida Kahlo sofreu um acidente de viação, aos 18 anos, quando ia para a escola de autocarro, que a obrigou a ficar imobilizada durante a maior parte da sua vida. Foi alvo de diversas operações, não conseguiu ter filhos, como muito desejou, e padeceu sempre de dores fortes.
Amante da cultura tradicional mexicana, em especial do mundo Azteca, Kahlo descreveu a sua existência muito criticamente, através da figuração e de cores intensas.
Entre as obras apresentadas no CCB, destacam-se quadros como "A Coluna Partida" (1944), "O Camião" (1929), "Unos Quantos Piquetitos" (1935), "Hospital Henry Ford" (1932) e "Auto-Retrato com Macaco" (1945).
A exposição incluirá também uma colecção de fotografias e objectos pessoais, pertencentes ao Museu Dolores Olmedo, que oferecem um registo da vida da artista desde a infância até à sua morte. A exposição, que ficará patente até 21 de Maio, será apresentada no Centro Cultural de Belém à comunicação social, na quarta-feira, por Carlos Phillips Olmedo, director do Museu Dolores Olmedo.
" Lusa"
Livros(três dos meus preferidos) :
Frida Kahlo: Uma vida - Jamis, Ruda - Colecção: Serpente Emplumada
Editor: Quetzal
É uma biografia (antes de conhecer a artista, li este livro e gostei muito, o que me levou a conhecer a sua obra, a do Diego Rivera e a de todos os artistas e amantes que a rodearam. A história desta mulher é incrível, quer gostemos ou não da obra pictórica).
Diary of Frida Kahlo: an Intimate Self-Portrait, The ( Introduction by Carlos Fuentes/ Essaysand Commentaries by Sarah m. Lowe) - Kahlo, Frida
Editor: Abradale Press
É o seu diário com desenhos.
Frida Kahlo
Editora:Taschen
Existem ainda muitas outras edições sobre esta pintora.

7 comentários:

salomé disse...

Já se planeiam fins-de-semana em Lisboa. Para quem deixou passar a oportunidade de ir a Santiago "com" a Serralves, não se atreve a repetir a máxima "deixar para melhor altura"! Desta vez vou mesmo! Quanto às referências, são bastante úteis. Queria ver o filme sobre ela antes de ver a exposição. Agora junto-lhe o diário ilustrado. Serviço público, Candy, é o que é!

Woman Once a Bird disse...

Eu gostei muito do filme. E vou ver se sigo as tuas propostas, Candy.

Anónimo disse...

Pena a exposição não fazer um desviozinho ao norte... Mas, já há desculpa para dar um salto a Lisboa.
Descobri Frida Kahlo há pouco tempo, mas apaixonei-me imediatamente pela sua história, pelo seu sofrimento e, sobretudo, pela sua arte. E é importante referir que esse acidente aos 16 anos, foi decisivo para o nascimento de uma pintora, que de outra forma, seria médica.
Obrigada pela info, Candy!

Sol disse...

Vai estar até Maio não é? Acho que consigo dar lá um saltinho. O filme é excelente Salomé.

feniana disse...

tb recomendo! e as tua sugestões são de se anotar. como vou a LX com frequência, irei ver, com certeza.

lp@wonderland disse...

Informação:
O livro da Quetzal: Frida Kahlo uma vida e o da Taschen: Frida Kahlo, estão esgotados nas editoras. :(

lp@wonderland disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.