quinta-feira, julho 06, 2006

Os meus livros . A Vida Inteira

A Vida Inteira
Miguel Esteves Cardoso - Assírio e Alvim
Sinopse

" É preciso ver que eles vivem num mundo adormecido. Há muito que desapareceram os sinais de vida. As pessoas habituaram-se de tal maneira aos hábitos que se esqueceram que havia outras maneiras de fazer as coisas. Ninguém desobedece. Ninguém ousa. É o século XXI. É o Ocidente. Tudo está realmente resolvido. Mas não resta ninguém para se irritar com isso".

"A Vida Inteira", livro de Miguel Esteves Cardoso, fala-nos dos devaneios amorosos e questões existenciais do ser humano. Nesta obra, o narrador, personagem crucial no texto, é uma alma, já anciã, que vagueia por objectos e corpos humanos. Subitamente, a alma apaixona-se por Eva, rapariga com uma mente complicada e perseguida por um episódio do passado que não consegue de todo esquecer.No fundo, o livro, através das almas do narrador e de Eva, trata do mais forte desejo carnal sob ambas as perspectivas, perversa e inocente. Pela mão dos versos de Camões, lidos por Eva, apercebemo-nos da dimensão da vida e do ser humano, como ser profundo e libidinoso".

6 comentários:

The Boy with the thorn in his side disse...

Gostei da alusão a M.E.C. por ter sido o escritor que me levou a interessar pela leitura. devia ter 14 quando li "os meus problemas". Depois disso li-os a todos (com a excepção do Cemitério de raparigas). Depois foi a descoberta de outros autores e viagens.
Como escritor devo-lhe isso e lhe ficarei sempre grato.

Beijos

lp@wonderland disse...

Para ti: the boy with the thorn in is side, retirado deste livro:

"Morrissey e Camões tinham a mesma alma.« There is a light that never goes out» e o soneto «Alma minha gentil» são as mesmas cantigas. Que sorte as pessoas nunca se aplicarem. Se não fossem os poetas, como é que se sentiriam humanos, que é como quem diz, inferiores?"

Os livros do M.E.C.também marcaram a minha adolescência :)

Anónimo disse...

DIDO, Candy!
Trouxe-me boas recordações!
E ainda me refiro a certas coisas como D.O.T. e T.O.T.! (do "O Amor É Fodido", acho...)

The Boy with the thorn in his side disse...

:)

Anónimo disse...

é uma boa sugestão para os tempos que se avizinham, férias. obrigada.
H.
P.s deste só li "o amor é fodido", confesso que não gostei mesmo nada!!! mas...

Anónimo disse...

best regards, nice info california personal injury attorne Video paintball Toyota 2007 highlander review Engine specifications 1967 mercedes benz 250s hiking gear Hockey in pakistan Free medicine ultracet