domingo, outubro 01, 2006

Um doce amargo


Os Negros
De: Jean Genet
Encenação: Rogério de Carvalho
Movimento: Manuela Paulo
Cenografia: João Mendes Ribeiro
Elenco: Adorado Mara, Alberto Magassela, Ana Magaia, Ângelo Torres, Carlos Paca, Dom Petro Dikota, Jaime Lopes, Josefina Massango, Laurinda Chiungue, Lucília Raimundo, Nelson Boggio, Odete Môsso, Orlando Sérgio

"Primeira incursão do TNSJ na curta, mas fulgurante, obra teatral de Jean Genet, a partir daquela que é muito provavelmente a peça que melhor materializa a ambição do autor de subtrair o teatro à realidade, projectando-o num espaço mágico e ritualizado onde o "real" e o "natural" são forçados a denunciar a sua impostura. Recusando qualquer tipo de aprisionamento sociopolítico da peça (não, não é uma "reflexão" sobre o racismo ou o colonialismo), o encenador Rogério de Carvalho parte para a edificação desta prodigiosa "arquitectura do vazio e das palavras" à frente de um elenco constituído por actores negros com raízes na África lusófona, empenhados em emprestar à retórica de Genet o sabor dos múltiplos sotaques da língua portuguesa."


Jantar de Sábado 30 de Setembro:
Preparava-me eu para me deliciar com uma mousse de maracujá, enquanto apreciava a vista proporcionada pelo restaurante do Cinema Batalha.
Na Praça estava um movimento engraçado de pessoas que circulavam e outras que se dirigiam ao teatro para assistir a uma peça de nome "Os Negros" de Jean Genet. Entretanto eram quase 21 h, e em frente ao Teatro de S João junta-se um grupo de pessoas com cartazes.
Fiquei um pouco intrigada pela hora e local da manifestação, olhei mais atentamente para o pequeno grupo e novamente para o cartaz, e nem queria acreditar, tratava-se de uma manifestação de indole racista.
Já a mousse perdera o gosto e a vista se tornara desagradável... Saí do restaurante e fiz questão de passar pela frente dos manifestantes para ler o que tão orgulhosamente "sós" mostravam a quem passava... "Não ao racismo anti-branco".
Esta manifestação foi autorizada pelo Governo Civil, segundo o site da organização. - Lamentável!

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma manifestação autorizada?! Bem, então são dois baldes de merda, em vez de um!

Elentári disse...

Lamentável e nojento. Estaremos a andar para trás?

Ísis Osíris disse...

não posso acreditar...